Nosso
projeto “Matemártica – somando criatividade” possuia objetivos amplos e por isso proporcionou, ao longo do ano letivo, diferentes experiências para o
corpo discente. A exposição Interativa Matemártica foi uma dessas experiências e foi
pensada como forma de valorizar e divulgar o trabalho de nossos alunos nas
aulas de Artes, mostrar a evolução das crianças e, concomitantemente, explorar
conhecimentos de forma multidisciplinar.
Várias foram as propostas oferecidas às turmas:
Visitação
de releituras de obras de arte de Tarsila do Amaral realizadas pelos próprios
alunos.
Experimentação
de jogo da memória com base na obra de Romero Brito.
Estudo
das formas a partir da observação de pinturas e da manipulação de sólidos
geométricos.
Montagem
de imagens com tangram a partir de modelos predefinidos ou de livre
experimentação e leitura de pequeno histórico sobre o jogo.
Identificação das formas geométricas e das cores em objetos do mundo
real através
da manipulação de fichas com imagens;
Desenvolvimento de percepção visual a partir do reconhecimento de elementos
presentes em obras de Romero Brito.
Desenvolvimento
da escrita através de atividades como ditado,listagem e
produção de texto sobre
as obras expostas nos aramados .
Com as professoras de turma, foi possível explorar a
matemática com desafios para cada faixa etária e
na matéria de Artes, em parceria com a sala de leitura, foi possível ampliar o
conhecimento cultural das crianças colocando-as em contato com a vida e obra de
artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Romero Brito. Esses artistas,
através de seus trabalhos, dão o exemplo de que é possível demonstrar suas
opiniões através da arte.
A
partir dos estudos foram feitas diferentes experimentações e atividades de
criação livre e releituras de obras já existentes, afinal aprendemos com
Tarsila que a criticidade de um bom trabalho vem a partir do conhecimento de vários
outros já produzidos anteriormente. E fizemos dessa forma uma apropriação de
características das obras da artista: para aprendermos as formas geométricas,
manusearmos sólidos geométricos e relacionarmos a figura com os objetos do
nosso cotidiano criados pelo homem.
Em
nossa exposição interativa os alunos reproduziram obras e produziram tantas outras
ao vivo a partir das formas geométricas do Tangran. Foi uma verdadeira performance! Os alunos montaram diferentes figuras para
serem apreciadas por seus colegas de turma. Ao jogar, aprenderam a respeitar
regras, desenvolveram a imaginação, cooperação, perceberam a importância da
concentração para organizar seu raciocínio lógico
desenvolvendo o senso crítico.
Romero
Brito com a humildade vinda de sua origem popular vem ganhando admiradores por
todo mundo e não foi diferente com nossas crianças. Suas obras divertidas e
coloridas proporcionaram uma leitura de imagem fantástica e desencadearam links
para o trabalho da sala de leitura, e mais pontualmente da casa de
alfabetização que tem como objetivo principal proporcionar situações de leitura
e escrita funcionais para nossas crianças.
Os
diferentes jogos da exposição e principalmente o jogo da memória proporcionaram
momentos de interação entre os diferentes grupos de crianças proporcionando
assim a exploração de valores como respeito, solidariedade e estimulando a parceria entre eles.
São inúmeros os ganhos dessa proposta para a matéria de Artes: foi preciso observar nas obras características como: figura e fundo; aspectos horizontais e
verticais; cores primárias, secundárias e terciárias e suas produções
durante a pintura.
Os alunos tiveram que fazer escolhas, abdicar de vontades
individuais para organizar-se enquanto grupo, respeitar a vontade do outro sem
anular a sua própria. Os alunos precisam conhecer os artistas para entender suas obras e
assim valorizá-las a ponto de querer reproduzir com qualidade.
Esse foi somente o começo, em breve estaremos
proporcionando aos alunos novas oportunidades de crescimento realizando mais
exposições temáticas, oferecendo deleite, reforçando hábitos e atitudes de
apreciação e avaliação e de expressão crítica banhada de respeito pelo trabalho
do outro. Estamos exercitando...
Nossa esse projeto ficou show!!!
ResponderExcluir