Estamos
desenvolvendo no ano letivo de 2014 o projeto: “Quebrando Paradigmas e formando
cidadãos para um mundo de possibilidades”, que tem como objetivo a
desconstrução de conceitos que alimentam alguma forma de exclusão social.
Dando
ênfase ao trabalho de formação do cidadão, surgiu a ideia de organizar um
desfile cultural de moda com a prioridade de suscitar a consciência de
portar-se e vestir-se adequadamente em cada lugar, em cada estação do ano, em
cada situação social. Isso proporcionou uma ampliação da visão do alunado, permitindo um olhar mais crítico ao fazer escolhas baseadas em um número maior de possibilidades.
As atividades oferecidas no período pré-desfile proporcionaram reflexão sobre diversos aspectos da moda. A partir de duas histórias ("A roupa nova do rei", de Hans Christian Andersen, e "A menina que conversava com as roupas", de Paula Acioli) os alunos puderam ampliar a capacidade de expressão oral através da exteriorização de julgamento de valor sobre o tema "consumismo" e exercitaram a reflexão sobre o papel da moda na otimização da autoimagem. Perceberam que moda é escolha que traz informações sobre o indivíduo e sobre a pertinência aos diferentes grupos sociais de que ele faz parte.
Em contato com o livro de Graça Lima - "Sai da lama, jacaré" - os alunos puderam refletir sobre a relação da moda com o meio ambiente e sobre a necessidade de consciência ambiental nos processos de criação e produção da moda.
Na Sala de Artes, conheceram o livro "Moda, uma história para crianças", de Kátia Canton e Luciana Schiller. Puderam refletir sobre formas, cores, texturas, estampas, conhecer o universo da criação e elaboração de vestimentas e acessórios, relacioná-los com os diferentes profissionais envolvidos como estilistas, costureiros, sapateiros, vendedores e viajar no tempo observando a moda numa perspectiva histórica.
Assistiram uma seleção de vídeos do youtube para contextualizar a transformação da moda através das décadas. Esse momento foi especialmente divertido e instrutivo. Os vídeos apresentavam trilhas músicais pertinentes às respectivas épocas retratadas.
Participaram
de processos de criação de "looks", revisitaram brincadeiras infantis
relacionadas ao tema (bonequinhas de recortar e vestir), criaram estampas,
emitiram juízo de valor em relação às criações realizadas pelos colegas e
exercitaram atitudes de respeito à diversidade.
As criações dos nossos pequenos estilistas...
A partir de agora, vamos revisitar esse dia tão especial...
Nosso guarda-roupas pode revelar a história de nossas vidas, o clima em que vivemos e como nos sentimos. Pensando nisso, nosso desfile mostrou como costumamos nos vestir em cada estação do ano.
Na primavera usamos cores alegres incentivados pelo colorido das flores e frutos desta estação. E na passarela, um casal com roupas alegres e frescas.
Na primavera usamos cores alegres incentivados pelo colorido das flores e frutos desta estação. E na passarela, um casal com roupas alegres e frescas.
No verão utilizamos roupas leves. Nesse
momento desfilam mãe e filha com trajes
de banho -numa participação muito especial- e nossa aluna do primeiro ano com seu vestido fresquinho.
No outono costumamos usar um casaquinho leve para o fim de tarde. Desfilando agora um casal preparado para a brisa desta estação.
No inverno precisamos nos aquecer, principalmente no começo e no final do dia. Com muito charme e atitude, passam no tapete vermelho uma mãe e um casal com roupas de frio e seus acessórios.
As roupas também nos lembram uma época da história, por isso iremos abordar algumas décadas marcantes no último século.
Anos 20 a 30: Nesta época a mulher aumentou sua participação no mercado de trabalho e na sociedade. Encurtou a saia, abandonou o espartilho e passou a usar trajes mais práticos e confortáveis. Adotou roupas sem curvas e deixou os cabelos curtos. Veremos isso através dos trajes para dias comuns usado pela modelo Renata Paula, professora da turma 1303 e do vestido de dançarina com franjas usado pela modelo Isabela, professora da turma 1102.
Anos 40 a 50: Os anos 50 ficaram conhecidos como “anos dourados”, época em que a moda esbanjava glamour. Os anos dourados foram marcados pelas saias e vestidos rodados, que aos poucos foram diminuindo o seu comprimento, chegando até um dedo após os joelhos. Neste estilo, desfilam as professoras Dayone, da turma 1301e Lucidalva da turma 1302.
Anos 60 a 70: A moda hippie com cabelo comprido ou Black Power, jeans e batas coloridas era um sinal de protesto contra o racismo, pela liberdade de expressão. As batas coloridas revelam o ideal de paz e amor. Com "paz e amor" na passarela, a professora Márcia Nascimento, da turma EI 11 e o inspetor José.
Anos 80 a 90: Esta época inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e na febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde prevaleciam roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80, o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegres e de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco da época. Para representar este estilo a professora Viviane, da turma EI 22, esbanja atitude e charme em sua performance.
Sabemos que alguns estilos mudam de acordo com as épocas. No entanto, algumas convenções foram estabelecidas em nossa sociedade e por isso precisamos nos vestir adequadamente em cada ambiente.
Para a prática de exercícios físicos precisamos de roupas leves que possibilitem o movimento. Nosso secretário escolar,Bernardo, desfila a moda ciclista.
Em modelos femininos para festas co traje "esporte fino", temos a professora Bruna, da turma 1201, em um longo usado por madrinhas em festas de casamento.
Para um passeio e trabalho na fazenda temos adereços muito úteis como botas e chapéu. O "estilo country" foi representado pela professora Simone Andrade do EI12.
Visitas a órgãos públicos não devem ser feitas sem camisa ou com barriga de fora. É preciso cuidado ao se vestir,demonstrando assim respeito ao lugar. Em seu traje elegante teremos nossa diretora Deise.
Para finalizar, não poderíamos deixar de destacar o uso dos uniformes, que são roupas confortáveis e adequadas para a rotina escolar, identificam o aluno dentro e fora da unidade de ensino e evitam que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. O uniforme equilibra as diferenças sociais e reforça o entendimento de que todos devem ir para a escola para aprender, independente da classe social a que pertençam..
Na escola estadual,onde é permitido o uso de calça ou bermuda jeans e blusa com logotipo da escola.
Na escola particular com adoção de uniforme específico de cada unidade.
Nas escolas do município do Rio de Janeiro.
Encerrando o evento, palavras finais da professora de Artes, Kriciane Assumpção e da Coordenadora pedagógica, Maria da Penha Fontes, externando muitas congratulações pelo apoio recebido de todas as partes para a realização desse projeto.
A direção da EMAC, a sala de artes, a sala de leitura e a coordenação pedagógica agradecem aos participantes do desfile de moda e aos convidados presentes. Até a próxima!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSucesso! adorei!!!!
ResponderExcluirTodos estão de parabéns!!! Eita grupo bacana!!!! Krici, esse trabalho ficou show!!!!
ResponderExcluir