sábado, 8 de novembro de 2014

Mostra "Cantando, Recontando e Brincando"








O projeto educacional “Cantando, recontando e brincando”, foi desenvolvido ao longo do 3º/4º bimestre, tendo como eixo principal o folclore e a diversidade alcançada pelo tema. O objetivo do projeto era resgatar o imaginário popular, dando vida a contos, histórias, músicas, literatura de Cordel e levando o educando a estabelecer conexões e comparações entre os temas abordados, tomando como base o Projeto Político Pedagógico “Quebrando paradigmas e formando o cidadão para um mundo de possibilidades". 


E assim os temas foram divididos:

· Brinquedos e brincadeiras - Educação Infantil
· Fábulas de Monteiro Lobato - 1º ano
· Mitos e Lendas Brasileiras - 2º ano
· Cordel Ecológico - 3º ano

“Cantando, recontando e brincando” possibilitou a troca de experiências e vivências diversificadas entre alunos e professores/alunos e alunos acerca do que estava sendo trabalhado e propiciou enorme crescimento à comunidade escolar, que participou ativamente das atividades de finalização do projeto. 


Os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento (Afetiva, Cognitiva, Físico-Motora, Social, Cultural e inclusiva), de forma lúdica (jogos, brincadeiras, histórias, músicas, filmes, desenhos) e prazerosa para o discente.


O projeto foi desenvolvido intencionando proporcionar ao aluno ser sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e, ao responsável, viver uma experiência inovadora de conhecimento da rotina escolar de sua criança, bem como tomar conhecimento de que foi um dos alvos das criações que lhe foram apresentadas. A esse tipo de trabalho denominamos “mostra”.














          

Assim como fazemos no dia-a-dia em nossa Unidade Escolar, buscamos através desse trabalho somatizar forças e ideias, agregando e multiplicando conhecimento para alcançarmos juntos um objetivo único: o sucesso dos nossos alunos como um todo.


Pais visitando a exposição


A Educação infantil desenvolveu o subtema: “Brinquedos e brincadeiras”. O tema em questão oportunizou aos alunos a construção, reconstrução e releitura de brinquedos, brincadeiras, contos e histórias que caracterizam o tempo e a cultura de um povo. Sempre ressaltando valores de cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima.


EI 12 proporcionando uma história cantada


Momento muito emocionante: pais e alunos escutando a linda história Pombinha Branca.





EI 11 e 22 na brincadeira de roda "A Linda Rosa Juvenil"


                                                        
                                                              
                    



                                                






EI 21 apresentando a história "Os dez sacizinhos" com teatro de fantoches:

                            





EI 31 cantando "Atirei o pau no gato"



O 1º ano e Educação Especial trabalharam "As Fábulas de Monteiro Lobato " 





As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. Os personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc. 



Esse gênero é uma das mais antigas formas de narrativa. Muitos escritores dedicaram-se às fábulas dentre eles o famoso Monteiro Lobato.


As fábulas de Monteiro Lobato foram utilizadas para estimular ainda mais o gosto pela leitura, a criatividade das crianças e também para dar contribuição na formação de cidadãos críticos e conscientes. Vale ressaltar que a moral da história de cada texto foi exaustivamente trabalhada e interpretada, de modo a levar o aluno a estabelecer relação com seu cotidiano.



Visita dos responsáveis do 1º ano na exposição dos trabalhos,
feitos com muito carinho pelos alunos.


















Os responsáveis se divertiram e viraram crianças de novo 
brincando e jogando com seus pequenos


Bom demais!!!!!!!
































O subtema do 2º ano: “Lendas e mitos das regiões brasileiras”, propiciou ao discente tanto um aprofundamento em torno das regiões brasileiras, seus hábitos e costumes, bem como o conhecimento das histórias e relatos da população local, que ganharam mundo e passam de geração em geração.

Exposição das atividades e visitas dos responsáveis:



























O 3º ano desenvolveu o trabalho "O Cordel Ecológico"





A literatura de cordel foi utilizada como instrumento de estímulo à leitura e à escrita, como instrumento pedagógico acessível para que os educandos tivessem conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, de um mundo sustentável e do trato com pessoas e animais de forma lúdica e prazerosa.




Utilizaram a literatura do Patinho Feio como recurso pedagógico acessível para discussão de temas como: discriminação racial, consciência ambiental, combate à violência, etc.


O conhecimento do cordel é visto como arte, fonte de diversão e divulgação da cultura popular. Considerando a interdisciplinaridade, bem como a intenção de levar o aluno a estabelecer conexões e quebrar conceitos preexistentes, o 3º ano utilizou e produziu textos descritivos, histórias em quadrinhos, músicas, autobiografia e especialmente Cordel.


A Literatura de Cordel, conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito na forma de rimas, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.


Os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes, em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou.


Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, como as que foram produzidas entre os alunos, com a orientação da professora de Educação Artística Kriciane. E, serviu como capa para os livros que foram confeccionados.









O trabalho articulado entre as professoras regentes de turma, a professora Kriciane de Artes e a professora Márcia Cristina de Sala de Leitura, possibilitou a criação de uma espécie de Literatura de Cordinha dos alunos da Ministro Afrânio Costa. As crianças desenvolveram seus textos, que foram revisados e aprimorados e originaram livros muito especiais.
Confira os trabalhos produzidos a partir desse estudo:


























Após tanta produção a partir da história " O patinho feio" o 3º ano recebe a visita do mascote da exposição...







Um patinho que não tinha nada de feio precisava de um cantinho especial.





Visita dos pais à exposição do 3º ano!






Brincando com os pais!



























Para finalizar tivemos o bloco do folclore puxado pelo 3º ano com sua bandinha que cantava:
"Você sabe o que é folclore,
vou te dar a explicação.
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre no coração."



Agradecemos a colaboração de todas as professoras que se fizeram muito presentes e envolvidas em todo processo de criação e execução do projeto.
                Agradecemos aos pais, a presença de grande importância para sua criança e para nossa escola. Foi muito bom poder dividir esse dia tão especial que foi pensado para vocês!