Semana de Maratona de Histórias da EMAC
"Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da visão; o telefone, uma extensão da voz e,finalmente, temos o arado e a espada, ambos extensões do braço. O livro,porém, é outra coisa. O livro é uma extensão da memória e da imaginação."Jorge Luís BorgesApós uma semana festiva, preenchida por várias atividades comemorativas ao Dia da Criança, nossa unidade escolar proporcionou aos alunos a experiência da Maratona de Histórias. Oferecer leitura por prazer e deleite foi o principal objetivo das situações pensadas para esse momento. E é claro: evidenciar o leitor em todos os cantos!O envolvimento dos professores regentes e funcionários tornou o evento especial e único e todos puderam experimentar a alegria de viajar nas asas da imaginação através da boa leitura.
Em espaços alternativos, os alunos puderam explorar vários livros e conhecer histórias pra todos os gostos.
Assista um momento de descontração e prazer vivenciado pelas turmas de EI e 1º ano:
Para tornar a semana da maratona mais emocionante, foi organizado um espaço denominado "História Surpresa", em que os livros ficavam guardados em envelopes numerados. A cada escolha, uma emoção!
As professoras também aproveitaram para explorar o mural de poesia.O público infantil adora!
Os diversos segmentos da UE se uniram em prol de oferecer oportunidades de encantamento aos ouvintes atentos. Observou-se muita disponibilidade nesse momento. Isso mostra o quanto as pessoas compreendem o valor da boa leitura para a formação do cidadão crítico e solidário.
Também foram disponibilizados fantoches para trabalhar as fábulas e suas lições de moral. Com esse recurso, os alunos puderam assistir e experimentar o jogo dramático assim como desenvolver aspectos relacionados à criatividade, socialização, expressão oral, desinibição e capacidade de reflexão sobre temas explorados nos textos. E mais uma vez, em sala de aula ou ao ar livre, as professoras regentes vestiram a camisa e exploraram incansavelmente todos os recursos oferecidos.
Tecemos agradecimentos especiais ao agente educador Paulo Ney Cinelli Luzes, que de forma voluntária leu para os pequenos na hora do recreio.
Nas aulas de Artes e Inglês, além de ouvirem belas histórias,os alunos foram contemplados com a criatividade das professoras, que se apresentaram paramentadas segundo os temas dos livros escolhidos.
Inicialmente foram dadas as orientações sobre o preenchimento da tabela da Maratona para apuração da turma vencedora. Logo a seguir, houve apresentação das turmas de Educação infantil das professoras Ana Maria e Viviane que encenaram
"A linda rosa juvenil".
Para alegrar ainda mais a plateia e envolver todos os segmentos no universo mágico da contação de histórias, houve uma performance da brincadeira cantada" A velha a fiar". Assistam o vídeo e tirem suas próprias conclusões:
Os alunos do terceiro ano participaram também da brincadeira cantada "Peneira", cuja origem é Olinda(PE). A brincadeira funciona mais ou menos assim: em roda, uma peneira é passada de mão em mão. Toda vez que a canção parar, quem estiver segurando o objeto deve dizer um verso com rima. Em seguida, a brincadeira e a canção recomeçam.
Letra de música
"Passa a peneira, menina
Menina vem peneirar
Diga um verso com rima
Quando a peneira parar
E fechando este dia animado, o terceiro ano brinca de "A velha a fiar":
Uma pequena lembrança da Maratona...
Parabéns a equipe EMAC que, mais uma vez, trabalhou com entusiasmo e
alegria para a formação e o deleite dos pequenos leitores. As parcerias criadas
foram o grande diferencial para tornar a Semana de Maratona de Histórias um
momento único que ficará em nossas lembranças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário