quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Revisitando o ano de 2013 com muito orgulho!



                Nosso projeto “Matemártica – somando criatividade” possuia objetivos amplos e por isso proporcionou, ao longo do ano letivo, diferentes experiências para o corpo discente. A exposição Interativa Matemártica foi uma dessas experiências e foi pensada como forma de valorizar e divulgar o trabalho de nossos alunos nas aulas de Artes, mostrar a evolução das crianças e, concomitantemente, explorar conhecimentos  de forma multidisciplinar.

Várias foram as propostas oferecidas às turmas: 


Visitação de releituras de obras de arte de Tarsila do Amaral realizadas pelos próprios alunos.


Experimentação de jogo da memória com base na obra de Romero Brito.


Estudo das formas a partir da observação de pinturas e da manipulação de sólidos geométricos.


Montagem de imagens com tangram a partir de modelos predefinidos ou de livre experimentação e leitura de pequeno histórico sobre o jogo.


Identificação das formas geométricas  e das cores em objetos do mundo 
real através da manipulação de fichas com imagens;


  Desenho espontâneo com giz de cera.
Desenvolvimento de percepção visual a partir do reconhecimento de elementos 
presentes em obras  de Romero Brito.


Desenvolvimento da escrita através de atividades como ditado,listagem e 
produção de texto sobre as obras expostas nos aramados .


Desenvolvimento da expressão oral e do senso crítico a partir 
da externação de impressões sobre as pinturas.




                Com as professoras de turma, foi possível explorar a matemática com desafios para cada faixa etária e na matéria de Artes, em parceria com a sala de leitura, foi possível ampliar o conhecimento cultural das crianças colocando-as em contato com a vida e obra de artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Romero Brito. Esses artistas, através de seus trabalhos, dão o exemplo de que é possível demonstrar suas opiniões através da arte.

                A partir dos estudos foram feitas diferentes experimentações e atividades de criação livre e releituras de obras já existentes, afinal aprendemos com Tarsila que a criticidade de um bom trabalho vem a partir do conhecimento de vários outros já produzidos anteriormente. E fizemos dessa forma uma apropriação de características das obras da artista: para aprendermos as formas geométricas, manusearmos sólidos geométricos e relacionarmos a figura com os objetos do nosso cotidiano criados pelo homem.



  
                Em nossa exposição interativa os alunos reproduziram obras e produziram tantas outras ao vivo a partir das formas geométricas do Tangran.  Foi uma verdadeira performance!  Os alunos montaram diferentes figuras para serem apreciadas por seus colegas de turma. Ao jogar, aprenderam a respeitar regras, desenvolveram  a imaginação, cooperação, perceberam a importância da concentração para organizar seu raciocínio lógico
desenvolvendo o senso crítico.










                Romero Brito com a humildade vinda de sua origem popular vem ganhando admiradores por todo mundo e não foi diferente com nossas crianças. Suas obras divertidas e coloridas proporcionaram uma leitura de imagem fantástica e desencadearam links para o trabalho da sala de leitura, e mais pontualmente da casa de alfabetização que tem como objetivo principal proporcionar situações de leitura e escrita funcionais para nossas crianças.

                Os diferentes jogos da exposição e principalmente o jogo da memória proporcionaram momentos de interação entre os diferentes grupos de crianças proporcionando assim a exploração de valores como respeito, solidariedade  e estimulando a parceria entre eles.



São inúmeros os ganhos dessa proposta para a matéria de Artes: foi preciso observar nas obras características como:  figura e fundo; aspectos horizontais e verticais; cores primárias, secundárias e terciárias e suas  produções  durante a pintura.
Os alunos tiveram que fazer escolhas, abdicar de vontades individuais para organizar-se enquanto grupo, respeitar a vontade do outro sem anular a sua própria. Os alunos precisam conhecer os artistas para entender suas obras e assim valorizá-las a ponto de querer reproduzir com qualidade.







Esse foi somente o começo, em breve estaremos proporcionando aos alunos novas oportunidades de crescimento realizando mais exposições temáticas, oferecendo deleite, reforçando hábitos e atitudes de apreciação e avaliação e de expressão crítica banhada de respeito pelo trabalho do outro. Estamos exercitando...


 Professora Kriciane

Um comentário: