quinta-feira, 4 de julho de 2013

Casa de Alfabetização... aqui a gente faz e acontece!

AULA-PASSEIO




      No mês de maio, os alunos das turmas 1101 (professora Simone Abreu) e 1102 (professora Bruna) participaram de uma aula-passeio em volta da escola, a fim de que percebessem como era essa localidade e se conscientizassem sobre preservação e desenvolvimento sustentável. 
       Nesse passeio, observaram tudo que cercava a escola e na sala registraram o que era bom e o que era ruim para o meio.
      A aula rendeu uma gostosa conversa sobre como cuidar do meio ambiente e torná-lo um lugar lindo para se viver. Os alunos ficaram muito animados e amaram conhecer um pouco mais o ambiente que os cerca.


CAMPANHA CONTRA BALÕES






No mês de junho, a professora Simone Abreu desenvolveu com seus alunos uma campanha contra  balões. Aproveitando o cenário do mural temático de Festa Junina, leu a letra da música "Balãozinho", de Edinho Paraguassu, estabelecendo uma relação de causa e consequência entre a soltura de balões e os incêndios nas matas. A partir daí, todos bateram um papo animado sobre os perigos que o balão oferece e concluíram que o balãozinho só é bom para decoração de Festas Juninas! Ao retornarem para a sala de aula, confeccionaram cartazes educativos em grupo para expor na escola.


CONTANDO, SOMANDO, SUBTRAINDO




A turma EI 11, da professora Márcia Nascimento, vivencia diariamente situações concretas de contagem com relacionamento. A atividade registrada na foto é de fácil execução: uma caixa de papelão média (para comportar várias tampinhas de garrafa pet) e caixinhas de leite cortadas ao meio (para uso do aluno). Cada criança pega a quantidade de tampinhas determinada pelo professor, que vai  progressivamente desenvolvendo o raciocínio lógico dos participantes, problematizando as situações de contagem com somas e subtrações. A vantagem da "caixinha de leite" é que o aluno não mistura suas tampinhas com as de seus colegas, mantendo, dessa forma, maior organização durante a atividade.


BRINCANDO A GENTE APRENDE











Buscando favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança conhece o mundo, vive novas experiências, cria, expressa  seus sentimentos e pensamentos privilegiando o brincar, a turma EI 21, das professoras Penha e Maria da Penha,  vivenciou momentos muito divertidos ao confeccionar  seus próprios brinquedos.
As crianças conversaram  sobre meios de transporte e, através de técnicas como recorte e colagem, pintura e dobradura, montaram um avião e um barquinho. Posteriormente realizaram o relato da experiência, que foi devidamente registrado pela professora. Pesquisaram em revistas imagens de carros, montaram a palavrinha com alfabeto móvel e realizaram sua cópia. Puderam refletir  sobre  a orientação da escrita e sobre  a relação fonema/grafema.
Depois de tanta dedicação, foram agraciados com a experimentação dos brinquedos no pátio. Até a meteorologia colaborou! As crianças puderam velejar nas poças da chuva com seus lindos barquinhos de jornal!







CONHECENDO OS INSTRUMENTOS MUSICAIS...













Com o objetivo de desenvolver o conhecimento, a linguagem musical, a capacidade de concentração, a cooperação, a organização e o trabalho coletivo, as turmas da Educação Infantil (EI 21, EI 22 e EI 11) participaram de um aulão de música.
Sob a orientação da professora Kriciane, de Artes, fizeram o reconhecimento de vários instrumentos musicais: chocalho, pandeiro, tambor, violão, guitarra, triângulo, castanhola, flauta, guizo, prato, coco e agogô.
Os alunos puderam experimentar marcações espontâneas de ritmo a partir da música infantil "Mestre André", precisando apenas estar atentos às solicitações da letra.
Compreenderam rapidamente a atividade e logo foram capazes de se expressar de forma mais organizada. E o resultado vocês podem comprovar!





UMA DOÇURA DE AULA


Com o objetivo de extrair  conhecimentos multidisciplinares,o terceiro ano participou de uma aula prática de gastronomia. Fizeram coletivamente um brigadeiro de colher. Puderam explorar os mais diversos conteúdos que ali apareciam, considerando o nível de desenvolvimento da turma, com experiências concretas, em que todos puderam observar, manipular e interagir. Observaram  as etapas de elaboração da receita, conheceram  a intenção comunicativa do texto instrucional e identificaram suas características. Refletiram sobre medidas de massa e sobre vocabulário específico. Aprenderam a dobrar a receita, calculando novas quantidades. Trabalharam em equipe durante toda a atividade. Ao final, registraram os conhecimentos adquiridos em cada etapa. E, a melhor parte, experimentaram os brigadeiros que foram decorados pela própria turma.














Parabéns à professora Dayone! Parabéns aos alunos da turma 1.302!

 Esta tarefa  possibilitou a formação do hábito de interrelacionar e articular 
conhecimentos de diversas áreas de modo a ampliá-los. Em todos os momentos,
houve a preocupação de proporcionar aos alunos  um modo prazeroso de aprender!



UMA HISTÓRIA E SEU DESDOBRAMENTO...

Detetive Ted e o caso dos biscoitos desaparecidos.


Ursinho Eduardo precisa descobrir um grande mistério. Por esse motivo, usando uma bela capa, um chapéu e uma lupa transforma-se no Detetive Ted.  Em parceria com seu amigo, o hamster  Adão, consegue solucionar o caso: três ratos abusados, bagunceiros e relaxados invadiram sua casa e causaram  grande desordem por onde passaram. Ted  se despede, mas se dispõe a voltar caso haja um novo mistério para desvendar.A linda história, adquirida no Salão do Livro FNLIJ, serviu de pretexto para envolver os alunos da UE em uma grande empreitada: a limpeza e conservação  do refeitório durante o horário da merenda. A contação foi realizada em todas as turmas na sala de leitura. Os alunos foram desafiados a investigar um novo mistério, que estava acontecendo na própria escola: Quem estaria sujando o refeitório? Nessa oportunidade, puderam refletir sobre hábitos e atitudes de higiene, sobre a importância de manter o refeitório limpo e sobre os inconvenientes das posturas contrárias a esse fim. Foram alertados sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte para a manutenção da limpeza e organização do ambiente . E se comprometeram a ajudar o Detetive Ted, conservando a limpeza do local e procurando pistas que pudessem desvendar o mistério.O terceiro ano foi convidado a realizar uma parceria: elegeram  dois amigos da turma para "vestirem" personagens e apoiarem o trabalho de reforço de hábitos e atitudes durante o horário de merenda. Todos curtiram a ideia e, atualmente, temos na escola quatro"ajudantes" do Detetive Ted, que visitam as turmas no refeitório e batem um papo animado com os colegas menores, orientando-os sobre a manutenção da limpeza.


Esses são os ajudantes do DetetiveTed da Turma 1.301, da professora Daniele!





E esses são os ajudantes do Detetive Ted da turma 1.302, da professora Dayone!





Há sempre substitutos disponíveis para trabalhar!









 Detetives em ação!





Tolerância ZERO com a sujeira!





Conversa no pé do ouvido! 









Ah! E o mais legal! A turma colaboradora tem direito a tirar 
uma foto com os ajudantes do Detetive Ted!

EI 31  -  Professora  Tatiana e Auxiliar Marilene


EI 32  -  Auxiliar Vera e Auxiliar Fábio




E1 21 - Professora Penha e Maria da Penha

EI 22 - Professora Viviane




EI 11  -  Professora Márcia Nascimento


 Turma 1.101 - Professora Simone Abreu


Turma 1.102 - Professora Bruna





Logo, logo tem mais...

Um comentário: