quinta-feira, 25 de julho de 2013

Soletrando - Parte 1


"Como professor devo saber que  sem a curiosidade que me move, 
que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino."

Paulo Freire


Visando atender a necessidade de criar atividades facilitadoras da aprendizagem da língua através de  um ambiente desafiante e estimulador do desenvolvimento do aluno, a EMAC, numa parceria entre coordenadora pedagógica  e professores regentes, organizou a primeira edição do SOLETRANDO, com a participação das turmas da Educação Infantil ao 3º ano do fundamental.

Sabendo que nessa fase da vida é essencial praticar a leitura e a escrita no cotidiano escolar  e, certa da importância do conhecimento das letras para a compreensão do sistema alfabético de representação da língua,  a equipe docente pensou uma intervenção pedagógica que favorecesse a compreensão da escrita e a superação das dificuldades dessa aprendizagem. Nada melhor que associar conhecimento  a brincadeira!

Manipulando  palavras, montando-as  e desmontando-as, observando suas características (quantidade e ordem de letras, letras  repetidas, letra inicial/final, som inicial/final), os alunos puderam  elaborar  e/ou confirmar hipóteses de leitura e escrita.

Com certeza houve ganhos para todos os casos: os alunos alfabetizados foram estimulados a conhecer e aperfeiçoar a escrita ortográfica das palavras; os que ainda não sabiam ler convencionalmente, puderam se apoderar de algumas estratégias de leitura e escrita, segundo o conhecimento prévio de  bagagem. E todos foram motivados através de uma competição saudável, onde o que mais importava era a formação de hábitos
de estudo e de curiosidade sobre a língua.

Auditório pronto.
Foi dada a largada!
Convidados chegando.
A alegria toma conta do lugar!

O evento foi realizado em três etapas para otimizar a utilização do espaço físico
e para fazer com que o tempo da atividade não se estendesse demais, com prejuízo
da qualidade de atenção do público a que se destinava.

Para iniciar os trabalhos, a coordenadora pedagógica Maria da Penha - articuladora da atividade - passou o vídeo da Xuxa com a música tema "Soletrando".


Dando prosseguimento, convocou as turmas de Educação Infantil e Classe Especial
para apresentação de danças especialmente ensaiadas para o evento. Muita cor e alegria!


As turmas EI 21 E EI 22 apresentaram a música "ABC da Galinha Pintadinha" . Através do
 conhecimento do alfabeto, desenvolveram  noções importantes  sobre a linguagem utilizada 
nos textos que percorrem a sociedade letrada.
As turmas  EI 11 e CE/DI apresentaram a música "Dois Peixinhos", da Xuxa, cujo enredo  ia ao encontro do tema "Meio Ambiente", inserido no Projeto Político pedagógico da U.E. Como haviam trabalhado reciclagem de caixas de leite, montaram um lindo painel com seres marinhos para servir de pano de fundo para a apresentação. 
E a decoração do auditório ficou ainda mais bacana!
Ao final das apresentações, foi realizado  o sorteio dos participantes do 
primeiro ano, das turmas 1.101 e 1.102.


As crianças estavam ansiosas pelo início da brincadeira. Tinham se dedicado bastante no treino das palavras. Todas queriam brincar, portanto o sorteio foi o mecanismo mais justo para atender  o propósito do jogo. Vencida essa etapa, os não contemplados  se transformaram na mais animada torcida que já se viu! 



 Isso serviu para motivar os alunos através da competição saudável e desenvolver o espírito de união e solidariedade, tão fundamentais na sociedade atual!



As professoras foram muito parceiras de seus alunos e ficaram 
muito orgulhosas com o resultado!
 Nessa edição, que foi a primeira realizada na escola,
todos os participantes receberam prêmio como forma de incentivo.
E, para finalizar a 1ª etapa, uma linda foto...


"Brincar é condição fundamental para ser sério."
 Arquimedes

 Em breve...

Soletrando - Parte 2

Um comentário: