AULA-PASSEIO
No mês de maio, os alunos das turmas 1101 (professora Simone Abreu) e 1102 (professora Bruna) participaram de uma aula-passeio em volta da escola, a fim de que percebessem como era essa localidade e se conscientizassem sobre preservação e desenvolvimento sustentável.
Nesse passeio, observaram tudo que cercava a escola e na sala registraram o que era bom e o que era ruim para o meio.
A aula rendeu uma gostosa conversa sobre como cuidar do meio ambiente e torná-lo um lugar lindo para se viver. Os alunos ficaram muito animados e amaram conhecer um pouco mais o ambiente que os cerca.
CAMPANHA CONTRA BALÕES
No mês de junho, a professora Simone Abreu desenvolveu com seus alunos uma campanha contra balões. Aproveitando o cenário do mural temático de Festa Junina, leu a letra da música "Balãozinho", de Edinho Paraguassu, estabelecendo uma relação de causa e consequência entre a soltura de balões e os incêndios nas matas. A partir daí, todos bateram um papo animado sobre os perigos que o balão oferece e concluíram que o balãozinho só é bom para decoração de Festas Juninas! Ao retornarem para a sala de aula, confeccionaram cartazes educativos em grupo para expor na escola.
CONTANDO, SOMANDO, SUBTRAINDO
A turma EI 11, da professora Márcia Nascimento, vivencia diariamente situações concretas de contagem com relacionamento. A atividade registrada na foto é de fácil execução: uma caixa de papelão média (para comportar várias tampinhas de garrafa pet) e caixinhas de leite cortadas ao meio (para uso do aluno). Cada criança pega a quantidade de tampinhas determinada pelo professor, que vai progressivamente desenvolvendo o raciocínio lógico dos participantes, problematizando as situações de contagem com somas e subtrações. A vantagem da "caixinha de leite" é que o aluno não mistura suas tampinhas com as de seus colegas, mantendo, dessa forma, maior organização durante a atividade.
BRINCANDO A GENTE APRENDE
Com o objetivo de desenvolver o conhecimento, a linguagem musical, a capacidade de concentração, a cooperação, a organização e o trabalho coletivo, as turmas da Educação Infantil (EI 21, EI 22 e EI 11) participaram de um aulão de música.
Sob a orientação da professora Kriciane, de Artes, fizeram o reconhecimento de vários instrumentos musicais: chocalho, pandeiro, tambor, violão, guitarra, triângulo, castanhola, flauta, guizo, prato, coco e agogô.
Os alunos puderam experimentar marcações espontâneas de ritmo a partir da música infantil "Mestre André", precisando apenas estar atentos às solicitações da letra.
Compreenderam rapidamente a atividade e logo foram capazes de se expressar de forma mais organizada. E o resultado vocês podem comprovar!
UMA DOÇURA DE AULA
Parabéns à professora Dayone! Parabéns aos alunos da turma 1.302!
houve a preocupação de proporcionar aos alunos um modo prazeroso de aprender!
Esses são os ajudantes do DetetiveTed da Turma 1.301, da professora Daniele!
E esses são os ajudantes do Detetive Ted da turma 1.302, da professora Dayone!
Há sempre substitutos disponíveis para trabalhar!
Detetives em ação!
Tolerância ZERO com a sujeira!
Conversa no pé do ouvido!
Ah! E o mais legal! A turma colaboradora tem direito a tirar
EI 32 - Auxiliar Vera e Auxiliar Fábio
E1 21 - Professora Penha e Maria da Penha
EI 22 - Professora Viviane
EI 11 - Professora Márcia Nascimento
Turma 1.101 - Professora Simone Abreu
Turma 1.102 - Professora Bruna
Logo, logo tem mais...
BRINCANDO A GENTE APRENDE
Buscando favorecer um
ambiente rico em estímulos, onde a criança conhece o mundo, vive novas
experiências, cria, expressa seus
sentimentos e pensamentos privilegiando o brincar, a turma EI 21, das
professoras Penha e Maria da Penha, vivenciou momentos muito divertidos ao
confeccionar seus próprios brinquedos.
As crianças conversaram
sobre meios de transporte e, através de
técnicas como recorte e colagem, pintura e dobradura, montaram um avião e um
barquinho. Posteriormente realizaram o relato da experiência, que foi devidamente
registrado pela professora. Pesquisaram em revistas imagens de carros, montaram
a palavrinha com alfabeto móvel e realizaram sua cópia. Puderam refletir sobre a
orientação da escrita e sobre a relação
fonema/grafema.
Depois de tanta
dedicação, foram agraciados com a experimentação dos brinquedos no pátio. Até a
meteorologia colaborou! As crianças puderam velejar nas poças da chuva com seus
lindos barquinhos de jornal!
CONHECENDO OS INSTRUMENTOS MUSICAIS...
Sob a orientação da professora Kriciane, de Artes, fizeram o reconhecimento de vários instrumentos musicais: chocalho, pandeiro, tambor, violão, guitarra, triângulo, castanhola, flauta, guizo, prato, coco e agogô.
Os alunos puderam experimentar marcações espontâneas de ritmo a partir da música infantil "Mestre André", precisando apenas estar atentos às solicitações da letra.
Compreenderam rapidamente a atividade e logo foram capazes de se expressar de forma mais organizada. E o resultado vocês podem comprovar!
UMA DOÇURA DE AULA
Com o
objetivo de extrair conhecimentos multidisciplinares,o terceiro ano
participou de uma aula prática de gastronomia. Fizeram coletivamente um
brigadeiro de colher. Puderam
explorar os mais diversos conteúdos que ali apareciam, considerando o nível de desenvolvimento da turma, com experiências concretas, em que todos puderam
observar, manipular e interagir. Observaram
as etapas de elaboração da receita, conheceram a intenção comunicativa do texto instrucional e identificaram suas características.
Refletiram sobre medidas de massa e sobre vocabulário específico. Aprenderam a
dobrar a receita, calculando novas quantidades. Trabalharam em equipe durante
toda a atividade. Ao final, registraram os conhecimentos adquiridos em cada
etapa. E, a melhor parte, experimentaram os brigadeiros que foram decorados
pela própria turma.
Parabéns à professora Dayone! Parabéns aos alunos da turma 1.302!
Esta tarefa possibilitou a formação do hábito de interrelacionar e articular
conhecimentos de diversas áreas de modo a ampliá-los. Em todos os momentos,houve a preocupação de proporcionar aos alunos um modo prazeroso de aprender!
UMA HISTÓRIA E SEU DESDOBRAMENTO...
Detetive Ted e o caso dos biscoitos
desaparecidos.
Ursinho
Eduardo precisa descobrir um grande mistério. Por esse motivo, usando uma bela
capa, um chapéu e uma lupa transforma-se no Detetive Ted. Em parceria com seu amigo, o hamster Adão, consegue solucionar o caso: três ratos abusados, bagunceiros e relaxados invadiram sua casa e causaram grande
desordem por onde passaram. Ted se despede, mas se dispõe a voltar caso
haja um novo mistério para desvendar.A
linda história, adquirida no Salão do Livro FNLIJ, serviu de pretexto para
envolver os alunos da UE em uma grande empreitada: a limpeza e conservação
do refeitório durante o horário da merenda. A contação foi realizada em
todas as turmas na sala de leitura. Os alunos foram desafiados a investigar um
novo mistério, que estava acontecendo na própria escola: Quem estaria sujando o
refeitório? Nessa oportunidade, puderam refletir sobre hábitos e atitudes de
higiene, sobre a importância de manter o refeitório limpo e sobre os
inconvenientes das posturas contrárias a esse fim. Foram alertados sobre a
necessidade de cada um fazer a sua parte para a manutenção da limpeza e
organização do ambiente . E se comprometeram a ajudar o Detetive Ted,
conservando a limpeza do local e procurando pistas que pudessem desvendar o
mistério.O
terceiro ano foi convidado a realizar uma parceria: elegeram dois amigos
da turma para "vestirem" personagens e apoiarem o trabalho de reforço
de hábitos e atitudes durante o horário de merenda. Todos curtiram a ideia e,
atualmente, temos na escola quatro"ajudantes" do Detetive Ted, que
visitam as turmas no refeitório e batem um papo animado com os colegas menores,
orientando-os sobre a manutenção da limpeza.
E esses são os ajudantes do Detetive Ted da turma 1.302, da professora Dayone!
Há sempre substitutos disponíveis para trabalhar!
Tolerância ZERO com a sujeira!
Conversa no pé do ouvido!
uma foto com os ajudantes do Detetive Ted!
EI 32 - Auxiliar Vera e Auxiliar Fábio
E1 21 - Professora Penha e Maria da Penha
EI 22 - Professora Viviane
EI 11 - Professora Márcia Nascimento
Turma 1.102 - Professora Bruna
Logo, logo tem mais...
Nossa professora de Artes é sensacional!
ResponderExcluir