"Como professor
devo saber que sem a curiosidade que me
move,
que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino."
Paulo Freire
Visando atender a
necessidade de criar atividades facilitadoras da aprendizagem da língua através
de um ambiente desafiante e estimulador
do desenvolvimento do aluno, a EMAC, numa parceria entre coordenadora pedagógica e professores regentes, organizou a primeira
edição do SOLETRANDO, com a participação das turmas da Educação Infantil ao 3º
ano do fundamental.
Sabendo que nessa
fase da vida é essencial praticar a leitura e a escrita no cotidiano escolar e, certa da importância do conhecimento das
letras para a compreensão do sistema alfabético de representação da
língua, a equipe docente pensou uma
intervenção pedagógica que favorecesse a compreensão da escrita e a superação
das dificuldades dessa aprendizagem. Nada melhor que associar
conhecimento a brincadeira!
Manipulando palavras, montando-as e desmontando-as, observando suas características
(quantidade e ordem de letras, letras
repetidas, letra inicial/final, som inicial/final), os alunos
puderam elaborar e/ou confirmar hipóteses de leitura e escrita.
Com certeza houve
ganhos para todos os casos: os alunos alfabetizados foram estimulados a
conhecer e aperfeiçoar a escrita
ortográfica das palavras; os que ainda não sabiam ler convencionalmente,
puderam se apoderar de
algumas estratégias de leitura e escrita, segundo o conhecimento prévio de bagagem. E todos foram motivados através de
uma competição saudável, onde o que mais importava era a formação de hábitos
de estudo e de
curiosidade sobre a língua.
Auditório pronto.
Foi
dada a largada!
Convidados chegando.
A alegria toma conta do lugar!
O evento foi
realizado em três etapas para otimizar a utilização do espaço físico
e para fazer com que
o tempo da atividade não se estendesse demais, com prejuízo
da qualidade de
atenção do público a que se destinava.
Para iniciar os
trabalhos, a coordenadora pedagógica Maria da Penha - articuladora da atividade
- passou o vídeo da Xuxa com a
música tema "Soletrando".
Dando prosseguimento,
convocou as turmas de Educação Infantil e Classe Especial
para apresentação de
danças especialmente ensaiadas para o evento. Muita cor e alegria!
As turmas EI 21 E EI
22 apresentaram a música "ABC da Galinha Pintadinha" . Através do
conhecimento do alfabeto, desenvolveram noções
importantes sobre a linguagem utilizada
nos textos que percorrem a sociedade letrada.
As turmas EI 11 e CE/DI apresentaram a música
"Dois Peixinhos", da Xuxa, cujo enredo ia ao encontro do tema "Meio
Ambiente", inserido no Projeto Político pedagógico da U.E. Como haviam
trabalhado reciclagem de caixas de leite, montaram um lindo painel com seres
marinhos para servir de pano de fundo para a apresentação.
E a decoração do
auditório ficou ainda mais bacana!
Ao final das
apresentações, foi realizado o sorteio
dos participantes do
primeiro ano, das turmas 1.101 e 1.102.
As crianças estavam
ansiosas pelo início da brincadeira. Tinham se dedicado bastante no treino das
palavras. Todas queriam brincar, portanto o sorteio foi o mecanismo mais justo
para atender o propósito do jogo.
Vencida essa etapa, os não contemplados se transformaram na mais animada torcida que
já se viu!
Isso serviu para motivar os alunos através da competição saudável e desenvolver o espírito de união e solidariedade, tão fundamentais na sociedade atual!
As professoras foram muito parceiras de seus alunos e ficaram
muito orgulhosas com o resultado!
Nessa edição, que foi a primeira realizada na escola,
todos os
participantes receberam prêmio como forma de incentivo.
E, para finalizar a 1ª etapa, uma linda foto...
"Brincar é condição fundamental para ser sério."
Muito Show!
ResponderExcluir