sábado, 27 de julho de 2013

Soletrando - Parte 2


“As crianças são facilmente alfabetizáveis desde que descubram, através de
contextos sociais funcionais, que a escrita é um objeto interessante que merece ser conhecido(...)"
Emília Ferreiro

O 2º ano entra em ação!




A turma 1202, sob a orientação da professora Simone Andrade, chega ao auditório para a brincadeira.É um grupo  com defasagem de alfabetização, cuja experiência de vida não privilegia o contato com o universo da leitura fora do âmbito escolar. Os alunos foram bastante estimulados a participar do evento e houve grande preocupação de criar condições favoráveis para que a atividade fosse agradável para todos os envolvidos.




Dando início aos trabalhos dessa 2ª etapa, a professora Maria da Penha  projetou  um vídeo motivacional com fotos dos alunos em diversos momentos de sua rotina escolar. Isso contribuiu bastante para o desenvolvimento de uma percepção positiva da autoimagem e consequentemente, uma elevação da autoestima.Logo depois, expôs as regras da brincadeira e mostrou ao grupo o clipe tema do evento.





 Os participantes foram acompanhados de perto tanto pela professora regente quanto pela coordenadora pedagógica, no sentido de oferecer a cada um  condições para trabalhar essa atividade na perspectiva do sucesso. Foram estimulados em suas potencialidades  através da afetividade e da confiança. Isso gerou empatia e proporcionou momentos de grande dedicação, que podem ser observados nas imagens abaixo:









O envolvimento de cada participante trouxe a certeza de que os alunos já se sentem parte integrante do processo ensino-aprendizagem. A apatia e a sensação de limitação (eu não sei... eu não consigo...)  deram lugar à alegria da descoberta.  A exposição aos desafios reais da brincadeira levaram o grupo a se mobilizar na construção e na testagem de hipóteses de leitura e escrita. Agora é só proporcionar oportunidades de confronto dessas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) num grande desdobramento da atividade em sala de aula.




Equipe satisfeita, alunos felizes, sensação de trabalho realizado...

e muitas possibilidades de crescimento à vista!


Parabéns, turma 1.202!



Em breve...
Soletrando - Parte 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário