segunda-feira, 1 de julho de 2013

Concurso de Ilustração Poema em Cor

Aconteceu no mês de junho...





Com o objetivo de sensibilizar o público infantil para a apreciação de textos poéticos, de valorizar a criatividade e o imaginário e de incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas à prática da expressão artística, a EMAC realizou no segundo bimestre o  

Concurso de Ilustração Poema em Cor.

Divididas por categorias, as turmas do EI ao 3º ano e  a CE/DI puderam ouvir a leitura de poemas apresentados em um expositor, para posterior seleção  daquele que seria ilustrado pelo grupo.
Após um belo trabalho de ilustração, cada turma realizou uma votação interna para a escolha de três trabalhos representativos para concorrer na final.

As categorias foram organizadas por ano de escolaridade e ficaram assim divididas: 

                1. Categoria Joaninha: alunos da Educação Infantil e da Classe Especial/DI
                2. Categoria Sapinho Sapeca: alunos do 1º ano
                3. Categoria Borboletinha: alunos do 2º ano
                4. Categoria Rei Leão: alunos do 3º ano


E não é que os participantes fizeram o trabalho direitinho!





Como tudo aconteceu...

Durante o período, os alunos vivenciaram ricas experiências. Desenvolveram a percepção visual e a atenção através da contação de histórias sem texto. Discutiram a importância da ilustração no sentido de facilitar a comunicação entre o leitor e a situação proposta pelo autor. Desenvolveram a competência narrativa, oralizando seu entendimento do enredo. 




Experimentaram situações de ilustração coletiva, exercitando condutas de planejamento, parceria, colaboração, distribuição de atribuições. Abaixo, o flagrante de planejamento das ações na turma 1.202, da professora Simone Andrade.





Realizaram em sala de aula a interpretação do poema selecionado antes de iniciar os trabalhos de ilustração.










Refletiram , na aula de Artes,sobre critérios de avaliação para o julgamento dos trabalhos  (cuidado e capricho na elaboração, preenchimento, composição da cena, figura/fundo, base/céu, cores,adequação ao tema proposto, etc). Os alunos aprenderam direitinho: "Não é para votar no desenho do amigo! É para votar naquele que tiver mais qualidade!"




Tiveram a oportunidade de expressar  seus pensamentos e desenvolveram atitudes de respeito à opinião do outro. 
A turma 1.202, da professora Angélica, estava ansiosa pelo resultado da pré-seleção. Todos queriam concorrer com seus belos trabalhos!




Ao longo do processo, visitaram um varal de poemas no auditório. Ouviram singelos textos lidos pela professora. As crianças escolhiam as peças do varal a partir das ilustrações que mais lhes chamavam atenção. 
A turma EI 11, da professora Márcia Nascimento, foi flagrada num momento literário muito produtivo!










Apreciaram vários poemas,aprimoraram a leitura e aprenderam que nada melhor do que aplausos intensos para premiar o esforço e a coragem dos colegas leitores. 






A votação foi realizada por uma comissão, formada por três alunos de cada turma. Os jurados receberam cédulas para cada turma concorrente, ouviram os poemas e realizaram o julgamento. Assista o vídeo para ver mais detalhes!






Apurada a votação, as turmas realizaram a leitura do gráfico com o resultado do concurso.
Abaixo professora Bruna com a turma 1.102, professora Angélica com a turma 1.201 e professora Marlene Brandão com a turma CE/DI.








 Todos os alunos que chegaram à final receberam um certificado de participação. E os vencedores de cada turma ganharam prêmios.






 










É hora de agradecer...
Nosso concurso foi "show" e mais uma vez o sorriso brilhou no rosto de nossos alunos.
O comprometimento, a participação e o envolvimento de professores regentes e de suas turmas provou que a chave para o sucesso está em caminharmos
juntos, buscando experiências significativas e agregadoras, em que a soma de capacidades e talentos transforma cada indivíduo, renovando as possibilidades de crescimento e reinventando a alegria de aprender!



"Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade."


Georges Bernanos



Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário